Yin e Yang: Energias complementares que regem a saúde

Andréa Cobra

Os conhecimentos milenares da cultura chinesa contribuem para que o indivíduo encontre o equilíbrio. As energias da natureza,Yin e Yang, quando harmonizadas, trazem inúmeros benefícios

“Tudo na natureza trabalha com a noção da dualidade, duas energias complementares. A medicina chinesa se baseou muito nessa observação. Somente se tem os conceitos de claro e escuro, alto e baixo, porque se conhece as duas variáveis.” Essa é a filosofia adotada pelo médico especialista em Acupuntura, Maurici Aragão Tavares.
Segundo ele, “os chineses trouxeram esse macrocosmo, essa natureza, para dentro de nós. Tudo que existe no universo tem dentro da gente”.
Quanto ao conceito de Yin e o Yang, o médico explica que “o Yin, por simbologia, é aquela coisa mais lenta, mais fria, mais líquida, ligada à terra. Tudo o que é quente, é colorido, é dinâmico e simbolizado pelo céu, é relacionado ao Yang. Com essas definições, consegue-se determinar se a pessoa é mais Yin ou Yang. Um exemplo: as substâncias que nascem acima da terra (mais próximas do céu) são Yang; as que nascem abaixo são Yin”.
Existem níveis entre o Yin e o Yang, que trabalham com a dualidade e a relatividade. Nesse contexto se inserem as gradações de “mais” ou “menos” Yin ou Yang. Tavares utiliza a questão dos alimentos para explicar a relatividade: “uma laranja que nasce mais próxima do céu é mais Yang do que outra originária de uma árvore mais baixa, que está mais próxima da terra”. Outra analogia empregada é a relação com as estações do ano. Verão (Yang) e inverno (Yin) são os extremos; outono (Yang) e primavera (Yin), representam a relatividade.
Para se equilibrar ambas as energias, podem ser utilizados instrumentos como o Tai Chi Chuan, a Acupuntura, para estimular os pontos energéticos corretos, e a alimentação, com a prescrição de alimentos “mais” Yin ou “mais” Yang, de acordo com as carências do indivíduo.
O médico explica que detecta a “natureza” da pessoa por meio do toque dos pulsos – pulsologia chinesa – , e contatos com os microssistemas das mãos, do rosto e das orelhas. No toque específico dos pulsos, as energias podem ser quantificadas.Ele completa dizendo que o conceito de Yin e Yang pode ser aplicado a qualquer aspecto da vida humana, seja social, familiar ou profissional.

Postagens mais visitadas