Metafísica de ontem e hoje

Andréa Cobra

Da Grécia Antiga para os Estados Unidos, chegando ao Brasil. Conheça a origem e os desdobramentos desse “modo” de enxergar a realidade

O termo Metafísica remete à filosofia clássica e significa "além do físico, do material" (meta: além, e física: matéria). Ramo da ciência criado por Platão, trata dos aspectos que transcendem a matéria. Essa abordagem foi adaptada na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1900, e deu origem a uma releitura sobre o tema, que originou a Metafísica atual. Nesse sentido, foram agregados conceitos de outras linhas de pensamento, desde formais como a Psicologia, até as alternativas, como o Espiritismo.
No Brasil, principalmente em São Paulo, há uns trinta anos difunde-se esse conceito, que define o ser humano como um ente ativo, mesmo que nem sempre consciente, de tudo aquilo que lhe acontece, independentemente de ser agradável ou não.
Um dos precursores e propagadores mais conhecidos do Brasil é Luiz Antonio Gasparetto, autor de inúmeros livros, conhecido internacionalmente por seu trabalho mediúnico e um dos principais comunicadores metafísicos da atualidade.
“Tudo contém e está contido” - Para a terapeuta holista, Maria Aparecida Caboclo, a Metafísica se apóia na idéia do dualismo, como o bem e o mal, o certo e o errado e assim por diante. Para ela, um texto bem característico é a oração de São Francisco de Assis. Segundo a terapeuta, a vida é calcada na relação entre as partes e o todo e nas trocas. ”No Universo, tudo contém e está contido. Nós estamos inseridos nele e ele, em nós. Literalmente aquilo que se dá é o que se recebe. Somos partes integrantes do mundo em que vivemos e temos a obrigação de conservá-lo”, finaliza.


Postagens mais visitadas