Orgulho e Preconceito (livro)

Li Emma, Persuasão, Razão e Sensibilidade e garanto que Orgulho e Preconceito os supera. Nesse livro, a tão comentada ironia de Austen fica totalmente evidente quando retrata com muita graça os chiliques de Mrs. Bennet, o cinismo e o aparente descaso de Mr. Bennet, os desvarios das irmãs de Lizzie e Jane, além da falsidade de Miss Bingley e de sua irmã.

Nessa obra, Austen confere mais camadas a serem desvendadas em cada personagem e acontecimento, dispensando diálogos excessivamente fúteis de alguns personagens, como acontece em Emma, e em alguns momentos de Persuasão. Obviamente a inclusão de tolos e vaidosos em suas histórias tem o propósito de reforçar as virtudes dos mocinhos e mocinhas das tramas. Em Orgulho e Preconceito, por exemplo, a distinção, bondade e beleza de Jane e a presença marcante, língua afiada e charme de Lizzie ganham mais corpo diante dos talentos pífios e insiginificância das irmãs Mary, Kitty e Lydia. Ao mesmo tempo, as diferenças de caráter são traços marcantes da família Bingley.

Concordo com as opiniões que declaram que os papéis femininos são mais densos e importantes para as narrativas de Austen. A autora discorre sobre temas inerentes ao seu universo, com observações típicas do nosso gênero. Que homem se prestaria a pormenorizar hábitos, conversas e comportamentos como nós, as especiaistas em detalhes? Além disso, ela aborda o que era corrente em sua época quanto ao destino das mulheres, que dependiam de beleza, fortuna, relações sociais e bons casamentos para alcançarem algum êxito em suas existências. Ainda que reunissem atributos favoráveis, sem recursos financeiros jamais se realizariam em sociedade. Esses valores, muitas vezes ligados a atitudes mesquinhas e dissimulação, estão presentes em praticamente todas as linhas de sua obra. É muito enriquecedor entender o espírito do período histórico em que Jane viveu e perceber que ela deu um toque de leveza e até de beleza a um momento em que as mulheres não passavam de joguetes nas mãos de seus "senhores".

Postagens mais visitadas