O milagre da recriação de personas

O fenômeno das mídias sociais vem conquistando muitos adeptos, inclusive a autora deste post. Por enquanto, estou presente somente no Twitter, no Orkut, além de obviamente já ter me rendido há alguns anos à blogosfera. O imediatismo ainda é o principal mote desses espaços de relacionamento. No entanto, é possível buscar percepções nossas e de outras pessoas não tão recentes sobre assuntos como comportamento, fatos de grande repercussão e acontecimentos que nos marcaram.

Hoje, por exemplo, verifiquei os depoimentos dos meus amigos sobre mim no Orkut. Alguns, inclusive, apagaram seus perfis e renunciaram à exposição demasiada de suas vidas. Outros se afastaram de mim por motivos geográficos, emocionais ou "porque assim quis o destino", mas suas palavras continuam registradas ali, acessíveis a um simples clique.

As visões de outrem sobre você às vezes convergem com a sua autoimagem, mas nem sempre é assim. Lendo os depoimentos, me enxerguei como era há anos, os hábitos que conservava, os sonhos que acalentava e as esperanças que nutria ante o futuro. Algumas características permanecem as mesmas, mas, de lá para cá, muitas coisas mudaram. Mas não posso negar que dá uma saudade enorme ao pensar no passado e em todas as pessoas e acontecimentos que fizeram parte da minha história.

Postagens mais visitadas