Figurinhas da Copa em alta entre os adultos

Estou surpresa com a febre que se tornou o álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 2010, produzido pela Panini. Ainda outro dia no Twitter dei muita risada quando alguém postou que os gostos estão invertidos: as crianças colecionam pulseiras do sexo, enquanto os adultos estão ávidos por completar o álbum com o tema esportivo.

É interessante como em um tempo que valoriza tanto a tecnologia, um hábito tão anos 80 esteja tomando conta dos marmanjos. O ritual da troca de figurinhas se tornou evento constante em várias partes do Brasil, reunindo (algumas) crianças e (muitos) adultos apaixonados por futebol.

Acredito que essa também é uma forma de resgate da infância e da alegria que sentíamos ao tocar uma revista nova, um gibi, um álbum. Se por questões ambientais e econômicas o papel tende a ser abolido da nossa sociedade, emocionalmente vamos lutar para que isso não aconteça completamente.

Lembro com muito carinho da época em que corria às bancas para comprar os almanaques de férias da Turma da Mônica ou até mesmo para fazer troca de gibis. Guardo também em minha memória o momento em que completei meu álbum Filhotes Fofinhos, cujas figurinhas eram em alto relevo e aveludadas! Quanta nostalgia! Por essas razões entendo porque nossos garotos (e garotas) de todas as idades estão nessa empolgação de curtir a troca de figurinhas e guardar uma recordação tão legal da Copa!

Postagens mais visitadas