Diferenças entre os diferenciados

No tempo em que a palavra "diferenciado" assume tantos contornos e significados, reflete-se sobre o que é encontrar pontos distintos entre as massas, coisas e fatos.

Nos notíciários brasileiros da última semana, os "diferenciados" representam o estrato social da base da pirâmide, que alimentam a roda da sociedade e movem com seu suor as engrenagens desse veículo chamado economia.

Já no mundo capitalista, consumista, vendedor de ilusões, o "diferenciado" é aquilo que se destaca pelo caráter exclusivo, algo ímpar, personalizado e que não é acessível ao grupo "diferenciado" da classe trabalhadora.

Em São Paulo, no bairro abastado de Higienópolis, as duas categorias de "diferenciados" entraram em embate por causa da construção de uma estação de metrô. Posta essa situação, as diferenças entre os diferenciados ficou em evidência, em uma luta de classes digna de tratados marxistas.

Água e óleo não se misturam? Patrões e empregados não podem usar o mesmo elevador? Aos ricos, carros e motoristas particulares; aos pobres, a labuta pesada e as longas caminhadas...

O que nos torna distintos uns dos outros? Cor da pele, religião, cultura, idade, classe social? E o que nos aproxima? Talvez a felicidade suprema ou a dor irreparável...o fim...enfim...é igual para todos. Por que entre o início e o epílogo as coisas são tão confusas?

Postagens mais visitadas